[Design] Oppa por Rosenbaum e o FETICHE

10:41:00 Unknown 2 Comments



Sou designer de produto por formação (tá, ainda não sou. Mas a partir da semana que vem, serei) e mesmo assim nunca falei de design por aqui. Então resolvi assim, do nada, estrear esta categoria no blog, porque acho digno.

A ideia dos posts é desmistificar o design, sempre ressaltando toda a pesquisa que há por trás dos projetos e mostrar que este universo é muito (mas, muito mesmo) mais interessante do que apenas a criação de itens bonitinhos.

Comecemos por um e-mail que recebi hoje, com a nova coleção de mobiliário apresentada pela Oppa: "Oppa por Rosenbaum e o FETICHE". Estes dois últimos são escritórios brasileiros bem conhecidos. Veja mais aqui: Rosenbaum | Fetiche | Oppa



Divulgação
Primeiro quero que você tente não achar nada (o que é difícil, eu sei), mas tente aceitar as peças como elas são, sem definir demais o "bonito ou feio". Agora, em frente:

1 - Interprete o conceito
A primeira coisa que você deve fazer se quer entender design como ele é, é sacar o conceito das coleções. O olhar geral para algo normalmente é "bonito", "feio", "gostei", "não gostei": não seja essa pessoa. Os projetos de design tem porquê em cada detalhe. A forma mais fácil de compreender o conceito é ler o material publicitário, pois ele normalmente explica bem a intensão dos designers. Veja o exemplo:

Divulgação
Nem precisa ler tudo, só as frases em destaque bastam. Rapidamente entendemos que o projeto é inspirado em traços característicos do Brasil, inclusive escolas, além do reaproveitamento de materiais que é muito comum em no artesanato e na indústria, afinal, tem sido frequente o uso de técnicas de reutilização e aproveitamento de materiais nas fábricas.

2 - Observe com atenção
Agora que entendemos o conceito da coleção, podemos extrair vários detalhes interessantes. Exemplo:

a) Os acabamentos dos estofados em debrum:
Debrum é o nome dado à esta costura em que parte do tecido fica "sobrando". Como o tema da brasilidade está presente, este acabamento está ali para remeter ao artesanato, ao "feito a mão". Pelo menos é assim que eu entendo!

Divulgação
b) Material diferente!
Uma das coisas mais legais em design é usar materiais de uma coisa em outra. Aqui os estofados são revestidos em neopreno, que é utilizado em roupas de surfistas e no meio automobilístico. Isso confere mais jovialidade às peças porque traz esse referência de movimento e atitude.

c) Jovialidade
Falando nisso, imagino aqui na minha cabeça que a Oppa atenda mais à um público adulto jovem. Dá para perceber isso no estilo da loja, em sua publicidade e nos produtos que oferece. É fundamental que o designer tenha bem esclarecido quem irá atender e foi o caso: as peças da coleção tem visual jovem. As formas arredondadas são divertidas e despojadas e as cadeiras estilo escolar remetem à juventude também.

Divulgação
d) Preço
Como vai ser vendido na Oppa, há um limite de preço final para o cliente (como sempre tem, na verdade). A própria empresa destaca o preço acessível na apresentação da coleção e com certeza isso estava claro desde o começo do projeto. Logo, materiais, processos de fabricação, montagem e desmontagem (para otimizar o transporte, diminuindo custos) e tudo o mais certamente foi pensado para caber neste orçamento. Deu certo e ficou uma beleza. :)

Ao final, diga: não seria super legal ter em casa uma peça que foi bem pensada e sobre a qual você sabe tanto? Bom, é aqui que entra o gosto pessoal!
Na minha percepção puramente de consumidora, adoraria ter um dos estofados - mesmo com a presença do acabamento debrum que me faz querer aparar as sobras com uma tesoura (mas aí o problema sou eu, não a peça).  O estofado parece maravilhosamente macio com este formato arredondado e os detalhes foram muito bem adicionados. Amei!

E você, o que achou da nova coleção? E lembre-se que o design está presente em todos os momentos do seu dia, basta saber observar! ;)

Um bjo e até mais!

2 comentários:

  1. Oi Vivi,
    Acho bacana esses posts sobre design, não conheço muito sobre o assunto e vou adorar saber mais
    Boa noite pra vc.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visitinha, Lulu!
      Boa noite para vc tbm! <3

      Excluir