Menos embalagens é ótimo!

04:05:00 Unknown 6 Comments

Um jeitinho simples de diminuirmos nosso impacto nesse mundo é prestar atenção na quantidade de embalagens que sobram das coisas que consumimos. Você já pensou sobre isso?


É engraçado como uma coisa leva a outra. Depois de me tornar ovo-lacto-vegetariana, naturalmente passei a buscar mais alimentos orgânicos e minimamente processados. Com isso percebi que o volume do meu lixo seco diminuiu, embora ainda seja enorme, então comecei a prestar atenção na quantidade de embalagem que cada escolha minha no supermercado ou na farmácia trazia.

E aqui entra uma "coincidência" interessante: os alimentos que fazem bem para o nosso corpo são também os que geram menos ou nenhuma embalagem, como frutas, verduras, legumes e grãos. A não ser que você compre, sei lá, maçãs da Turma da Mônica ou tomates acondicionados em isopor com plástico filme (pare já com isso), os alimentos naturais não deixam rastro.

Mas nem só de alimentos naturais vive o homem moderno. Ainda consumo molhos, bebidas, massas de pizza... creme pro cabelo, pasta de dente, esmalte. E mesmo que busquemos alternativas naturais a tudo isso (à esmalte não tem eu acho, né? Mas vocês entenderam), ainda vamos acabar comprando uma vez ou outra e nesse momento é importante analisar as opções.
Marcas equivalentes diferem na quantidade ou tipo de embalagem com frequencia então, que tal optar por aquele vai deixar menos de lixo na Terra? Um chocolate que vem com duas embalagens é necessário? Ou, principalmente, que tal observar o que você pode substituir em favor da sua saúde e do ambiente?
Milho em conserva pode ser trocado por espigas cozidas e preparadas na hora ou congeladas pra usar depois. Sai um pouquinho mais caro? Sim. Mas você diminui os aditivos na sua vida e o lixo na sua cidade!

Aproveito pra deixar aqui uma tabelinha básica que quanto tempo alguns itens demoram pra se decompor. Fazendo apenas um adendo ao vidro: ele é um dos materiais que mais demora para se desfazer, porém é completamente insalubre, o que significa que não polui o meio ambiente. Então é preferível o uso de vidros do que de plásticos, por exemplo.

Saiba mais aqui

E vocês, se preocupam com essa questão, ou vinha passando batido? Tem dicas pra gente reduzir ainda mais as embalagens no nosso dia a dia? Deixe nos comentários!


Um bjo, até mais!

6 comentários:

  1. Sendo sincera, não pensava muito nisso. Mercados geralmente cobram 2,50 por embalagem de papel... O que acho um crime. Mas o ser humano só valoriza quando perde, né? Beijos

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2015/12/voce-consegue.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa! Exatamente. Aqui na minha região não é cobrado por embalagens, então o pessoal usa sem critério nenhum MESMO. Vale a pena pensar um pouquinho nisso tbm, nada neurótico, mas o mínimo que fizermos é sempre melhor do que nada! Bjss

      Excluir
  2. Ual, eu nunca tinha pensado por esse lado, é engraçado como nossas escolhas sempre vão afetar de alguma forma o que está ao nosso redor, sendo positiva ou não, e cabe a nós fazer a nossa parte, mesmo que o universo conspire contra,são pequenas atitudes que fazem nossos dias melhores, como ter a consciência mais leve e poder dormir tranquila sabendo que você tá mudando seus hábitos, mas agradeço por esse post que de certa forma abriu meus olhos,e vou começar a mudar algumas coisas também. ♥
    adelicada@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, nossa adorei o post. Grande reflexão. Estou fazendo meu trabalho de estagio em cima deste tema, reciclagem. E olha você acabou de passar ótimas dicas.
    Parabéns. Seu blog está lindo. Amo amo ❤❤
    Um super mega beijo
    BLOG/ FANPAGE / INSTAGRAM/ CANAL

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi! Concordo com o que disseste; faz algum tempo que também comecei a me preocupar com a quantidade de lixo desnecessário que eu estava produzindo, dessa forma passei a analisar as embalagens (não somente o layout hahaha) mas também o quanto dela iria para o lixo. Acabou se tornando algo comum para mim e faz bem saber que eu estou contribuindo nem que seja bem pouco, com o nosso ambiente! As nossas escolhas mudam tudo =) Parabéns pelo post.
    Um beijo!

    ResponderExcluir