Somos todos perfeccionistas

06:58:00 Unknown 2 Comments


.
Ontem limpei a pia da cozinha. Eu definitivamente não faço um trabalho tão bom quanto meu namorido e ao seu elogio respondi “não sou perfeccionista” recebendo um “ainda bem!” na troca.

Pra você entender, quando o Diego limpa a pia, ela brilha. Dá pra lamber os cantinhos se quiser e a diferença está no tempo de execução: uma hora ele, quinze minutos eu. E estou sendo gentil, porque às vezes a diferença é maior.

O breve diálogo me acompanhou na mente por uns cinco minutos e depois voltei para o limbo dos últimos dias onde fico remoendo tudo de errado que disse ou fiz e que afetou alguém. Tenho me torturado mais do que o normal sobre meus comportamentos e só hoje concluí o obvio: infelizmente somos todos perfeccionistas.


No meu caso, não preciso ter a pia impecável, mas sim minha “imagem emocional”. Desejo parecer sempre equilibrada, sensata e controlada, mesmo sabendo que ninguém é assim sempre. Como toda mania de perfeição, isso tem me feito sofrer um bocado todos os dias.

Quando você identifica algo que o deixa obcecado, o mínimo a fazer é um esforço para mudanças reais. Sobre o que você está se exigindo demais nesse momento? O quanto você está sofrendo por algo, seja o seu trabalho, sua reputação ou a limpeza da sua cozinha, que traz transtorno e deixa a vida um pouquinho menos feliz?

Está tudo aí na sua cabeça. Relaxe e busque se perdoar por essas pequenas falhas que só você vê. Não se pode colocar numa caixinha algo tão fluido e orgânico como a vida.

Mais posts de bate-papo AQUI.

Bjss!

2 comentários:

  1. Concordo com você, somos todos perfeccionistas de alguma maneira.
    Eu sou muito detalhista, gosto de tudo planejado e avisado. Odeio mudanças repentinas. Quer me matar é dizer "vamos ali daqui a 1h". Acho que faz parte da essência do ser humano, só não podemos deixar virar neurose.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella! Pois é, acaba tudo sendo uma questão de "como o q vc é perfeccionista", né? Todo mundo tem seu fraco, só que as vezes é um sofrimentozinho que a gente não precisava!! :( kkk Bjss

      Excluir