Como decorar a casa: Cores

17:10:00 Unknown 2 Comments

Oi amores maravilhosos, tudo bem?

Esses dias respondi a seguinte pergunta em um grupo no Facebook: a decoração da casa toda precisa seguir a mesma paleta de cores ou pode ser uma paleta para cada cômodo? Recebi uns bons likes naquela resposta, então pensei que talvez eu tô sabendo umas coisas que ajudariam quem está decorando seu amado lar e se sente perdidinho.

Não sou decoradora, mas sou Bacharela em Design e um dos temas que mais gostava era mesmo a parte estética, então tenho uma bagagem aí que me ajuda no assunto. Vamos lá?

O que é paleta de cores?

Paleta de cores nada mais é do que uma seleção de cores. Em projetos, ela serve como guia de cores para aplicar na decoração, num trabalho de design gráfico, num jardim etc. Ela é formada por cores que combinam entre si, que são do gosto do cliente (no caso, você!) e que trazem a sensação que se deseja. Veja o exemplo:


Na decoração deste casamento foi usada a paleta de cores ali especificada. Posso até ouvir a conversa que o decorador teve com o casal: "Ah, vocês gostam de azul claro? Então tenho esta paleta aqui que vai combinar muito com a ocasião." Eles manjam das coisas. ;)

Mas a pergunta é: como é que alguém leigo pode usar paletas de cores se não sabe montá-las? É aí que entram as maravilhas da internet!

Escolhendo a paleta de cores

Existem regras para montar uma paleta de cores. Eu as conheço e mesmo assim nunca consegui montar uma sequencia boa de verdade, acabo fazendo tudo com base em inspirações, muitas delas da internet mesmo. Digamos que sua cor favorita é amarelo. Digite "paleta de cores com amarelo" ou o termo em inglês "color palette with yellow" no Google e escolha a sua! O site Design Seeds é um que apresenta seleções maravilhosas, dê uma olhadinha.

Como usar a paleta de cores

Para usar a paleta direitinho, siga sempre a proporção de 60 / 30 / 10 onde:

60% será a cor dominante, aplicada em paredes ou móveis grandes, mas grandes MESMO. Normalmente é uma cor neutra como branco, preto, cinza, marrom/madeira ou tonalidades clarinhas de bege. O que importa é que esta cor tem que ocupar mais ou menos 60% do seu ambiente. Então, se você usá-la nas paredes, mas não naquela estante enorme que tapa uma parede toda, use-a nas cortinas ou tapete.
30%, cor secundária: tapetes, cortinas se forem grandes, móveis. Cubra mais ou menos 30% do seu ambiente com essa cor.
10% é para o charme. Pequenos acessórios como almofadas, vasos, porta retratos entre outros. Use todas as outras cores da paleta aqui.

Dica: para mesclar, nesses 10% aí adicione um pouquinho (mas bem pouquinho) da cor secundária, vai ficar perfeito!

Não encrenque muito com a rigidez das cores. Se você não está encontrando um quadro nas cores da sua decoração, opte por um neutro ou cores bem aproximadas: se não tiver exatamente aquele tom de amarelo, pegue um bem parecido que já dá. :)

Só quero harmonizar aquilo que já tenho em casa! Como faço?

Fato: a maioria de nós não está se mudando hoje! Então se você já tem o ambiente pronto, com móveis de determinada cor e paredes já pintadas, é muito simples: inclua como cores predominante e secundária essas cores que você já tem. Veja o exemplo:


Para esta sala, procurei no Google por: "paleta cores com marrom e branco". Olha só o que apareceu:

Peguei imagens de paletas prontas e de ambientes que gostei. Estão vendo como sugere muito laranja? Algum detalhezinho em verde, azul claro ou amarelo claro? Siga as dicas e monte a sua sequencia favorita ou use uma pronta sugerida nas proporções que falei acima. Vai dar certo!

Tem que ser a mesma paleta de cores em toda a casa?

Não! Na verdade, pelo que eu entendo, isso só funcionaria se a paleta fosse do tipo mais neutra, como do Apartamento.33, vejam:


A paleta aqui é de cores neutras: bege, branco e tons de cinza. Algo em dourado e metal (os 10%, saca?). Fica lindo no Instagram e não vai ficar esquisito em nenhum cômodo.
Agora, se a sua paleta contiver vermelho escuro como cor dominante, porque é a cor que você ama, imagina isso no banheiro! Ou no quarto! Nem vou entrar em detalhes sobre psicologia das cores aqui porque dá caldo pra mais um post, mas não vai ficar muito bom porque pesa pra caramba e te deixa agitado demais. Pode ser bom na cozinha, mas não na casa toda.

Agora, o MAIS IMPORTANTE: vou deixar uma dica pra você guardar no fundo do seu coração e lembrar quando for decorar sua casa, tá?

Não se atenha a Instagrans lindíssimos como o que mostrei acima, cheio de cores neutras. A internet tem mostrado tudo muito branco, cores neutras, cores claras, pouco colorido e você sabe porquê? Porque é fácil usar e, principalmente, porque fica bem em tela. Faz parte da psicologia das cores: ver cores claras pelos nossos monitores agrada mais a vista do que cores escuras que captam pouca luz. Fica mais bonito em tela, mas não significa que seja o melhor pessoalmente e muito menos que seja o que você "tem que gostar". Já entrei em uma casa decorada assim e é lindo mesmo, mas é pouco aconchegante. Não "te abraça" como faz, por exemplo, uma predominância de madeira caramelo ou castanha. Por isso, siga o que você curte! Lembre-se de que uma das regras é a decoração agradar o cliente e os clientes aqui são você e sua família. :) Inspire-se, mas não se sinta pressionada.

Pra finalizar, claro que vou deixar umas paletinhas bacanas aqui, né? Comece a pesquisar e encontre sua essência, tenho certeza que sua casa ficará lindíssima!


E é isso, meninas! Posso fazer um outro post qualquer hora falando sobre psicologia das cores e quais as melhores opções nesse sentido para cada cômodo, o que acham? Me digam nos comentários, tá?

Curta no FACEBOOK para ficar por dentro das novidades! Vou adorar ter você por lá!

Para mais posts sobre decoração, clique AQUI.

Um bjo e até o próximo post!

2 comentários:

  1. O post ficou ótimo Vivi *-*
    Eu acredito que a escolha das cores é muito difícil.. Fiquei séculos para escolher uma para meu quarto kkkk

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é dificil mesmo! Por isso se guiar pelas paletas é a melhor maneira na minha opiniao. Mas me diz, que cor vc escolheu pro seu quarto? =D

      Excluir