Virei vegetariana! E agora?

16:24:00 Unknown 13 Comments

Tudo bem meninas maravilhosas? Como estão?

Pra quem não sabe, me tornei vegetariana em janeiro deste ano (2015) e resolvi dividir com vocês minhas primeiras impressões sobre a experiência. Quem sabe tem alguém aí quaaase aderindo e se inspire a começar?



Como este post não é direcionado ao debate dos motivos de ser vegetariano ou vegano, sugiro o vídeo do Instituto Nina Rosa, que foi um dos impulsionadores da minha decisão: Instituto Nina Rosa - A Engrenagem.

Quanto às minhas percepções, fiz uma listinha com 5 fatos importantes sobre a mudança e pelos quais provavelmente você passou ou vai passar se pretende seguir uma dieta sem carne!

1 - Ter alguém que te apoia é fundamental

Conversando com o Diego um dia, descobri que ele já havia tentando o vegetarianismo certa vez e fracassado. Recomeçamos juntos e ter alguém que entende a sua escolha, abraça a causa e pensa igual é extremamente importante. Aliás, minha sogra Miriam também começou conosco e assim a rede de apoio se estende, mas caso não tenha ninguém pra encarar essa com você, tente mesmo assim. Conseguir apenas o respeito das pessoas mais próximas já será suficiente.

2 - Tem que ir para a cozinha!

É uma das partes mais divertidas, eu garanto! Mesmo se você for péssimo nisso como eu era, é fácil e divertido cozinhar sem carne. Se você não tem tempo de cozinhar, espere um momento menos tumultuado da vida para começar, do contrário vai acabar trocando a carne por batata frita, miojo e pão e o resultado será ganho de peso. Ah, importante: não obrigue seus pais, marido ou esposa a prepararem comida especial sem carne para você, a não ser que eles não se importem. Se não dá para começar agora, espere o momento certo.

Wrap fácil, de legumes com creme de ricota, feito por mim! :D

3 - Opiniões

"De onde você vai tirar proteína?" e "Tu sabe que isso não vai parar a matança dos bichos" são as mais frequentes. Mas a mais fofinha de todas MESMO é a minha mãe: "Filha, tu pode ser vegetariana, mas tem que comer carne pelo menos uma vez por semana". ¬¬



4 - Não emagrece!

Eu emagreci um pouquinho, mas foi porque aliei o vegetarianismo a uma dieta mais leve, em geral. Carne, pelo pouco que entendo, até auxilia a perda peso, graças a proteína e também porque ajuda a ficar longe da farinha de trigo, essa bandida. Então, não vire vegetariano para emagrecer, porque pode até engordar dependendo das trocas.

5 - E a saúde?

Não fiz nenhum exame, mas não notei qualquer diferença no meu corpo/bem estar. Acho que o que torna a dieta vegetariana saudável são as trocas e não exatamente eliminar a carne. Quando parei com a carne, comecei a buscar desesperadamente por SABOR. O gosto da carne e os temperos que colocamos nela são muito fortes e nosso paladar fica acostumado. Aí começou aquela "misturança" de temperos, legumes, cogumelos... é caldo caseiro de legumes aqui, é preparar um grão diferente pra ver se melhora, é fruta, é folha... e quando vê, você tem pratos coloridos, saudáveis, repletos de nutrientes e, finalmente, saborosos. É isso que melhora a saúde do vegetariano, na minha opinião.

"Comer é uma das minhas partes favoritas do dia". Do meu também, J.Law. Sempre será! O/

Por enquanto é isso, gente! Ainda não me sinto uma salvadora dos animais porque sigo com ovos e leite, mas acho que é mais fácil quando começamos aos poucos. Quem sabe viro vegana um dia?

E você, já pensou em ser vegetariano? Comente, aí!

Bjão, até a próxima! =*

13 comentários:

  1. Oii Vivi!
    Primeiro quero te dar os meus parabéns por ter começado, de verdade a ser vegetariana com um 'objetivo' na mente. Boa sorte com sua nova alimentação!

    E você não imagina quaantas vezes eu já pensei em ser vegetariana. Mas percebi que eu sou muito paradoxal. Porque eu amo carne (muuuito mesmo) e também amo os animais (muuuito mesmo) kkkk.
    E eu tenho certeza, de que se eu assistir qualquer vídeo mostrando a forma como a matança desses animais é feita, eu vou tirar da minha alimentação carne, frango, ovo, leite e quaisquer coisas tiradas (de forma maltratada) dos animais. E exatamente por isso, não vejo os vídeos e detalhes sobre isso.
    Talvez seja um grande egoísmo da minha parte pensar assim, mas por enquanto sou assim.

    http://imperfeicaoliteraria.blogspot.com.br/
    Beijos de uma nova seguidora do ''ViVi''

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara!
    Primeiro, é um prazer ter vc aqui no blog, obrigada por comentar!

    Sobre o tal paradoxo, isso é totalmente normal. Eu também pensei por muito tempo em ser vegetariana antes de começar.
    Acredito que cada um de nós tem o paladar acostumado de um jeito, então para alguns é mais fácil parar com a carne, para outros é mais difícil.
    Não desista desta ideia, mas fique atenta ao momento certo. Como comentei no post, para mim iniciar na hora certa foi fundamental: tive apoio e meios de me virar com minha comida.
    Se quiser mesmo tentar, algumas dicas são: comece elegendo o "dia da semana sem carne". Aproveite e pesquise receitas sem carne para preparar, são normalmente rápidas e fáceis e, para começar pra valer, espere um momento favorável. Você vai sentir.
    Ah, se achar legal, pode ir comentando com amigos e família, assim, como quem não quer nada, que acha o vegetarianismo legal.. só para eles irem acostumando com a ideia que pode se concretizar no futuro!! ;D

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oii Vivi,

    Passei aqui para te agradecer por seguir a página do blog, dizer que te reconheci lá e acabei lembrando que você me devia uma resposta aqui kkkk
    Então aqui estou eu...

    Gostei da ideia do ''1 dia sem carne''. E meu único problema é que eu não cozinho kkkk
    Mudar isso o mais rápido possível kkk

    Minha família sempre vai dar apoio, meus amigos vão me zoar muito shaushuahs
    Beijos *--*

    ResponderExcluir
  4. Mas olha, então acho que vamos ser boas parceiras nessa blogosfera! kkkk
    Se a sua família apoia, isso é 70% do caminho andado. Dos amigos, começa a zuar, igual eu faço. Se me chateiam, eu digo: "Ecaa, tem um bicho morto no teu prato". kkk Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Que ótima escolha! Faço votos que sega em frente, com persistência, pois o mundo é um "pé no saco" do vegetariano: "vc come o que?" "vai ficar doente" "Isto é só por causa dos animais?" e outras peguntas chatas e comentários igualmente chatos. Mal sabem estas pessoas que existem razões éticas e ambientais fortíssimas por trás desta escolha, sem contar que a alimentação pode se tornar bem mais saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, existem mesmo razões que a maioria das pessoas nem imagina!! Obrigada pelos votos e pela visitinha!! <3 <3 <3

      Excluir
  6. Que coincidência!! Eu também resolvi me tornar vegetariana a partir de 2015. Estou em processo... uma coisa importante que você deve fazer moça é um exame de sangue sim, principalmente o dado da vitamina B12, pois esta é a única coisa que uma dieta vegana não comporta. É importante você fazer esta dosagem para acompanhar 1 vez por ano e ver se não está caindo. Se estiver caindo a sua reserva (porque depois que se para de comer carne a gente ainda tem muita reserva pra alguns anos) você pode tomar a vitamina B12 como suplemento. E outra coisa: muitos vegetarianos dizem que algumas fontes substituem a vitamina B12 mas não é verdade. Fica a dica! Suplemento! E viva a vida sem carne e consequentemente sem sofrimento de outros seres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só é nessesario suplementar quem é VEGANO ovo/lacto vegetarianos ainda não precisam pois os derivados tem B12 :)

      Excluir
    2. Oi pessoal!
      É, não fui atrás do exame porque ainda consumo ovos e leite!
      Mas, Espaço de Reiki, que bom que você também começou como vegetariana, fico muito feliz! Somos cada vez mais, isso é muito legal!
      Bjoss

      Excluir
  7. Ola Vivi parabens pela linda iniciativa. Optei pelo vegetarianismo a 1 ano. a principio pensava em saude, mais depois de conhecer me apaixonei e cada dia mais defendo a causa. ainda sonho em ser vegana. Na minha casa eu sou veg e meu marido onça kkkk tenho uma bebe de 2 anos e des que ela fez 1 ano não dou carne a ela. cada dia tento ensinar esses principios a ela, confesso que nao é facil por ter muitas influencias carnivoras mais vou conseguir passar o melhor pra ela. bjs por um mundo cada dia mais VEG. haa tenho uma fam page chamada PROJETO FRAN FIT aparece lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franscieli! Vou conhecer sua página sim, obrigada pela visitinha aqui!
      Sobre babys: meu namorado e minha sogra também começaram como vegetarianos este ano e isso me tranquiliza um pouco sobre o dia em que terei filhos. Tenho muitas dúvidas sobre se isso é ruim para a nutrição deles (pelo jeito não é, se vc está fazendo! Não sei porque nunca pesquisei sobre o assunto). Conheço pessoas que nunca comeram carne, pois nasceram em famílias vegetarianas, acho isso bem legal!! Siga firme com seu propósito!! O/ E simmm, cada vez mais VEG!! Bjss

      Excluir
  8. Oi Vivi! To acompanhando viu? ^_^
    As percepções que temos quando nos tornamos vegetarianos sempre são diferentes de pessoa pra pessoa. Pra mim foi direto nos intestinos, eu passava até 3 dias sem conseguir né.. e isso foi o que mais instantaneamente mudou. Com o tempo tu vai notar na pele e na não aparição de rugas também, todas as pessoas mais velhas que são vegetarianas a muito tempo, tu olha a pele, e nossa parece que pararam no tempo! Pro pessoal que AMA a carne :P é engraçado falar disso, mas é como tu dissestes, a partir do momento em que a pessoa consegue descobrir novos sabores nos alimentos sem carne, o sabor da carne fica obsoleto. Claro que salivo ao sentir o cheiro do churrasco as vezes, mas dai eu vou lá e faço um churrasquinho veg e taco umas gotas de azeite na brasa e o cheiro me faz salivar do mesmo jeito ou mais! Já o cheiro de um açougue me faz quase vomitar. Enfim, aos amantes da carne, se é pelo sabor, ARRISQUEM com tudo, tente por 1 mês ou 1 semana sei lá. E pesquisem sim, vejam os terriveis filmes sim, com certeza vão ver 1 e nunca mais, a vida de muitos depende que vocês tomem esse primeiro passo, e é melhor saber qual a consequência dos nossos atos, nos faz pensar mais, questionar mais. :) Sempre digo: Não há nada melhor que a barriga cheia, a consciência tranquila e o coração contente ;) beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana!!!
      Fiquei bem feliz com seu comentário, obrigada por estar aqui!! <3
      Sim, essa do banheiro é clássica. Melhora MUITO, não sei se é porque acabamos consumindo mais alimentos saudáveis de qlqr forma, ou se porque eliminamos a carne, só sei que funciona! Sobre a descoberta de sabores, nossa, estou comendo coisas que antes NUNQUINHA, ainda quero me aventurar mais pelo mundo dos temperos e preparos diferentes para descobrir ainda mais!
      E tbm não tenho problema nenhum em dizer que gosto do cheiro de churrasco ainda, quando falo vários não-vegetarianos me olham com mais respeito. Porque assim eles percebem que não estou forçando nada e se estou sendo sincera com isso, também sou quando digo que se vive melhor sem carne.
      "Barriga cheia, consciência tranquila e coração contente". Vou anotar isso. :)
      Bjoooo <3 <3

      Excluir