[Saúde] Como beber menos café

15:30:00 Unknown 2 Comments

Olá, pessoal! Tudo bem?

Vocês sabem que de manhã cedinho ou mesmo se você acorda mais tarde, pro dia começar a render a gente precisa de um cafezinho, não é mesmo?
Há quem tome litros de café todos os dias, o que faz super mal à propósito, e quem deguste um pouquinho só pra dar uma energia extra mesmo.


Só que semana passada fiz uma descoberta pra lá de chata: café não me cai bem.
Há algumas semanas, se não meses, sentia enjoo todos os dias. Um enjoo bem sutil, tanto que não tenho certeza de quando começou a acontecer. Imagina que chato passar o dia com aquela sensaçãozinha remoendo, sempre chateada e desconcentrada. Só que meu corpo estava o tempo todo dizendo qual era o problema e eu não queria escutar. 

Lembro de reparar que, em algumas manhãs, quando ia preparar o café aqui na empresa, meu estômago doía só de ver a cafeteira!! Juro. Em outras situações, precisava dar pequenos goles no café porque o sabor me causava estranhamento: não era pra eu estar tomando aquilo.

Foi então que fiz um teste e, realmente, sem café os enjoos passam.
A questão é que não posso beber café. Dois dedinhos, num copo, uma vez por semana, talvez.
Só que, conversando com o pessoal, por aí eu descobri que tem muita gente que quer beber menos café!

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perde apenas pra água. Está presente em 98% dos lares.
Até que estaria tudo bem se junto com o café não visse o açúcar.
Digamos que você coloque uma colher de açúcar na sua caneca de café, bebendo duas canecas pela manhã e duas à tarde, essa é uma média que eu fiz baseada nas pessoas que conheço, certo? Isso resulta em 6 colheres diárias de açúcar que você não precisava.

Então resolvi separar algumas dicas pra tomar menos café, consequentemente menos açúcar e só ter benefícios. Alguém aí aceita o desafio? Até porque sabemos que o café acorda até certo ponto, depois não adianta nem beber um litro inteiro!

1 - Descubra porque você bebe tanto café
Imagino a situação mais comum do mundo: você trabalha em um escritório, 8 horas por dia e o café está ali, sempre disponível. Faz sentido as empresas disponibilizarem a bebida, já que ele deixa a pessoa mais alerta, mas a gente exagera! Então pense: por que você exagera?
Pode ser por estar dormindo pouco, talvez você estuda à noite ou tem outro emprego. Pode ser por ansiedade, talvez o trabalho te deixa estressado então ficar bebericando café te acalma, assim como algumas pessoas comem compulsivamente. Se não for isso, pode ser por fome, se você estiver se alimentado mal ou fazendo dieta e não quer comer (daí enche de açúcar no café e acha q ta tudo ótimo). Pode ser ainda pra se aquecer no inverno, aqui no sul faz um frio tremendo e tomar cafe a manhã inteira ajuda a enfrentar. Enfim, ‘n’ coisas. Descubra porque você bebe tanto café e busque alternativas.

2 - Substitua
Compre uma garrafinha térmica para a tarefa. Sugiro garrafinha mesmo, porque os copos térmicos não vedam tão bem quando a gente precisa pra carregar na bolsa ou mochila, pelo menos eu nunca encontrei um. Chás, águas saborizadas, suco em pó light (eu gosto de colocar um pouquinho de suco de limão junto), escolha! Só não vale trocar por refrigerante, sucos com muito açúcar etc. Faça a sua escolha direitinho!

3 - Experimente beber sem açúcar.
Nessa dica vale ir diminuindo o açúcar aos poucos. Fica menos saboroso e isso é até bom, porque assim tomamos menos. O açúcar mascara as coisas e consumimos mais do que o necessário.

5 - Faça o lanche da manhã e da tarde
além de arranjar uma distração para a boca caso seja, os lanches evitam que você exagere nas refeições principais, mantém seus níveis de energia ok e saciam a fome, se esse é o seu caso.

E é isso, pessoal! Vocês também bebem café diariamente? Pessoalmente, não tenho controle, preciso sempre cuidar pra não tomar demais e quero ‘segurar’ isso agora.
Se tiverem mais dicas de bebidas para substituir, agradeço!!

Conheça o CANAL DO BLOG NO YOUTUBE, feito com todo amor, carinho e unicórnios vegetarianos!! :)

Um bjo, até mais.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, diminuir o café é uma coisa bem difícil pra mim, principalmente pq não consigo substituir já que não gosto de praticamente nada, nem chá, nem leite... ai complica :(
    Mas vou tentar com suas dicas!

    critiquemais.blogspot.com.br
    estranhanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Pois é, café é muitas vezes ideal, as muito é ruim pra gente! Eu ainda gosto de chá, mas.. não é a mesma coisa! Mesmo assim venho tentando! Bjss

      Excluir