[Livros] Companheiros de leitura!

20:32:00 Unknown 11 Comments

Oi gente, tudo bom com vocês?

Então, sou uma grande "juntadora de cacarecos" e isso também se estende à leitura! Reúno vários itens que funcionam quase como instrumentos para lembrar mais fácil do que me chamou atenção nas obras, ou ainda para conseguir mais conforto neste momento de descanso. Hoje vim contar à vocês mais sobre isso, talvez sejam ideias legais para você também melhorar a sua experiência de leitura.
Vamos lá?



Indicadores adesivos
São "post-its fininhos". Gosto de usar para marcar páginas muito importantes, principalmente as que tenham alguma passagem fundamental para resenha. Pretendo aprimorar esta técnica começando a marcar cada categoria com indicador de uma cor, por exemplo: os que possuem passagens que me interessaram pessoalmente com indicadores verdes, os para resenha em rosa, frases legais pro twitter (@blogvivendovivi, aproveita e segue lá) em amarelo etc. Isso ainda não foi possível porque me sinto muito desconfortável em acabar uma cor antes da outra. Manias, manias... hehehe



Finger-it!
De longe o item mais legal do meu "kit leitura" é a cartelinha de Finger-it. São adesivos do mesmo tamanho dos indicadores, mas que possuem carinhas com expressões variadas, perfeitas para simbolizar o sentimento causado pelas passagens de cada leitura. Me divirto bastante, embora inconscientemente procure utilizar as carinhas de maneira equilibrada, porque não quero terminar uma expressão muito antes da outra... sabe como é.


Marcadores
Bom né, isso é básico. Como vocês descobrirão conforme formos ficando mais próximos aqui pelo blog, eu não tenho muita pena dos livros. Acho que eles precisam ser marcados, anotados e batidos sem muita frescura - claro, somente quando o livro é nosso. Poréééém existem duas coisas que não tolero: riscos de caneta e DOBRAS. Se não tenho um marcador utilizo qualquer pedaço de papel ou plástico e, na falta, decoro a página em que parei, mas não dobro o cantinho de jeito nenhum! O marcador também é muito útil para acompanhar a linha que está sendo lida. Isso ajuda na concentração.


Post-its
Diferente dos indicadores coloridos, os post-its são menos utilizados e só entram em cena quando preciso anotar algo mais extenso no próprio livro. Porém, um aviso: se você escrever no papelzinho à caneta e deixar o post-it lá dentro "para sempre", a tinta pode oxidar e manchar as páginas de seu livro com a cor do post-it e da caneta. Use com cuidado.


Lapiseira fofa
Sim, eu escrevo nos livros (#desculpasociedade), mas nunca à caneta. Para isso tenho a lapiseira que é utilizada com o mínimo de força. Nada no mundo substitui fazer uma anotação bem ao lado da frase para a qual é indicada, de preferência com setas e sinaizinhos. Fica tudo mais integrado. O chato é que, quando fecha o livro, você não lembra mais da marcação - e daí entram, novamente, os indicadores coloridos.


Travesseiro para pescoço
Como boa preguiçosa, leio muito deitada. Este travesseirinho, combinado ao travesseiro convencional, auxilia para manter o corpo meio que "em 45º", assim posso apoiar o livro no colo. Levei um tempo para acostumar com ele, mas hoje não vivo sem!


Hidratante para as mãos
Não, não me confundi de post. Acontece que, como também falarei futuramente neste blog, tenho a pele bastante seca. Me orgulho um pouco disso, porque é difícil encontrar alguém jovem que não sofra com os incômodos do biotipo misto/oleoso e isso me faz sentir **rara**(ó!). Mas o fato é que, entre outros incômodos, fico com as mãos muito ressecadas pelas páginas de papel. Preciso sempre aplicar um pouquinho durante a leitura.


Tem ainda o celular, que uso para bater fotos de frases legais ou de algo para pesquisar melhor mais tarde e a lanterna, quando resolvo ler antes de dormir, mas já desliguei as luzes.

E vocês, utilizam algum item bacana para auxiliar a leitura ou torná-la mais divertida? Adoraria saber!

Um bjoo

11 comentários:

  1. Oi Vivi!
    Eu também fico com o celular do lado enquanto leio para ir tirando fotos.
    Os indicadores adesivos comecei a usar nos últimos tempos e agora também carrego comigo sempre.
    A almofadinha parece ser bem útil. Volta e meia fico com dor no pescoço de ler mal posicionada.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim Mariana, bater fotos das partes importantes é fundamental, não me controlo!! hehehe
      E tenha uma almofadinha, vc vai amar. É um modelo mais fofo do que o outro, gosto muito!
      Bjss

      Excluir
  2. Leitora super preparada! Hehehehe! A única coisa que uso são esses post-its mas fininhos, tipo flag, pra marcar páginas com alguma passagem que gostei.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Olá, são bem fofos os post-its para marcar os livros. Adorei rs.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Post-it sempre são nossos amigos ahsua super úteis. É bom pra anotar uma frase que gostamos daquela pagina e tal. Eu não sabia que podia manchar as paginas :( Obrigada por ressaltar ahsuas beijos!
    http://felicidadeporacaso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. que post incrivel , adorei as dicas .
    bjos lindona

    ResponderExcluir
  6. Post-it é a perfeição para a minha vida. Também sou apaixonada por bottons..

    Indicada para uma tag : http://imperfeicaoliteraria.blogspot.com.br/2015/05/tag-frases-de-mae.html

    Espero que faça.. Beijos Vivi *-*

    ResponderExcluir
  7. Nossa, como eu adorei esse finger <3 uma coisa linda *w*, vou tentar achar! Achei super interessante.

    Beijo! | http://um1diariogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Fofo, né? Também amo, dá até pena de usar!

      Excluir
  8. Ai que dor no coração de saber que tu escreve nos livros! hahahah adorei as dicas, também faço uso de post its/indicadores e me ajudaram muito a desenvolver resenhas e relembrar minhas passagens favoritas. Além disso, são ótimos quando os livros são para finalidades acadêmicas :D
    Já fiz algumas resenhas lá no blog, se te interessar, está mais que convidada a conhecer:
    www.desfeminilidades.com
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, Sim Jennifer, eu sei que dá um dó em muita gente! rsrsrs
      Estou começando a escrever resenhas e também estou usando para marcações importantes, é muito útil mesmo.

      Estou vendo seu blog agora, é mto legal! Estava mesmo procurando mais blogs que falassem de livros e também de beleza e outras coisas!!
      Ahh, eu tbm tenho 2 semestres de publicidade. rsrsrsrsrsrsrsrs

      Bjoos!

      Excluir