[Comida] Comer bem no dia a dia de forma fácil

18:00:00 Unknown 4 Comments


Olá, pessoal!
Quando deixamos a casa dos pais, é muito comum que passemos a nos alimentar com o que der na telha. Apesar de minha mãe ainda me ajudar com algumas coisas (garantindo que não falte feijão cozido, por exemplo), sou completamente responsável por montar um cardápio que não me faça ganhar peso nem perder saúde.
Desde que me tornei vegetariana (leia mais aqui) dou muita atenção aos nutrientes dos alimentos e à qualidade de seu preparo o que levou a um cronograma que tem funcionado lindamente e é baseado em um princípio simples e abençoado: o congelamento! Veja como faço:


1º Compre alimentos saudáveis que possam ser congelados prontos

Os congelados que você encontra prontos no supermercado não valem aqui! Eles contém grande quantidade de aditivos e outras porcarias que estão longe de te proporcionar uma nutrição adequada. No máximo, adquira aquele saquinho de legumes congelados e fechados à vácuo.
O grande truque aqui são os grãos: quase todos podem ser congelados prontos e existe uma variedade grande para escolher, além de serem absurdamente baratos. Os meus favoritos são feijão, arroz integral e grão de bico. Também há os legumes como abóboras e chuchu que já congelei pronto sem problemas. Só não deu certo com a cenoura, ela ficou murcha e borrachuda!

2º Escolha um dia ou noite e prepare tudo o que puder

Meu fogão tem só quatro bocas e boto as quatro para trabalhar ao mesmo tempo sem pena! Nesse dia você vai fazer o máximo que puder: descascar a moranga, preparar os grãos e legumes, tudo numa pegada só - demora bem menos do que parece. Asse o bolo do seu lanche, pode até deixar algumas frutas picadas e guarde apenas na geladeira (elas podem murchar no freezer). O resultado é uma variedade incrivelmente saudável para a semana. Depois de pronto, congele em porções pequenas, o suficiente para uma ou duas refeições no máximo. Isso é importante para que você não acabe comendo muito mais do que precisa em cada refeição ou esperando demais para descongelar o alimento.

3º Adapte o sistema de congelamento à sua rotina

Eu almoço no apartamento do meu namorado, mas à noite venho para casa. Isso significa que preparo as coisas em um lugar e levo para outro. É um transtorno tremendo e SIM, estou sempre carregando potes cheios e vazios de comida para lá e para cá feito doida, mas vale muito a pena.
Se você precisa fazer as refeições fora porque trabalha ou vai direto do trabalho para a faculdade, ou as duas coisas, cogite - do fundo do coração - preparar marmitas. Muitos locais de trabalho tem um micro-ondas ou fogãozinho e veja da possibilidade de se ajeitar por lá. Se tem carro, sua cidade não tem muito transito e você mora razoavelmente perto, o gasto a mais com gasolina para ir para casa no intervalo pode valer a pena. Pense nas possibilidades! Restaurantes tem muita variedade de comida e se não pecamos pela qualidade, pecamos pela quantidade. Fique atento!
Claro, se não tiver jeito, não se sinta mal: apenas se policie fortemente no restaurante. Opte por grãos, legumes e verduras que são leves e nutritivas.

4º Aproveite! (e lave seus potes)

É fácil trabalhar com pequenas porções congeladas. Você pode colocar etiquetas nos potinhos e tornar tudo ainda mais fácil! Você vai se sentir vendo isso:

Só que pronto para comer!
Escolha uma combinação legal e, com um pouquinho de água numa panela tampada, a mágica acontece. Enquanto descongela, você pode fritar um bife (se comer carne) e lavar uma salada. Talvez fazer um ovo "frito" na água. Rapidinho, saudável e seguro: você mesmo preparou, sabe exatamente o que tem no seu prato!

E aí, como é a sua rotina de alimentação? Costuma prestar atenção às suas refeições? Conta pra gente!

Ah, se gostou, siga meu Instagram @vivendovivi, posto muita foto das minhas refeições e lanchinhos por lá!

Um bjo e bom apetite!! ;)

4 comentários:

  1. Olá, nossa muito interessante esse seu post, aqui em casa também compramos e congelamos.Mas quem faz isso é o marido KKK.
    Minha rotina ultimamente é comer de 3 em 3 horas, mas é porque estou gravida então tento manter uma alimentação controlada, pois já ganhei um peso extra né. Mas confesso que antes da gravidez eu não prestava muito na rotina não. Mas pretendo depois de ganhar continuar nessa rotina que estou levando hoje.
    Beijinhos
    Mih

    http://mihbontorin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih!!
      Você está grávida <3 <3 Parabéns!
      Que legal q vc está cuidando mais da alimentação agora, eu não como de 3 em 3 mas é uma prática bem saudável mesmo!

      um bjo! <3

      Excluir
  2. Desde que também virei vegetariana cuido muito mais para repor os nutrientes que faltam no corpo. É sempre bom se cuidar para não ter futuros problemas :D

    ResponderExcluir
  3. Você também é Vegetariana, Jenni? Que legal!!
    Sim, também passei a cuidar muito mais da nutrição do meu corpo, é engraçado, a gente passa a se interessar mais pelo assunto!
    Bjs

    ResponderExcluir