[Livros] 5 Motivos para Comprar Livros em Sebos

09:28:00 Unknown 20 Comments

Olá , pessoal!

Sabe, eu amo sebos. É como entrar em um mundo mágico forrado de histórias fantásticas a serem descobertas, nomeadas por títulos nunca imaginados, tudo com preços deliciosamente baixos.



Na minha cidade não há sequer uma loja deste gênero, acreditam? Então gosto de ir até Caxias do Sul e pingar de sebo em sebo até parar no Arco da Velha, com bolhas nos pés e morrendo de fome.
Sempre que chego lá, sinto como se tivesse encontrado uma arca do tesouro grande o suficiente para entrar e fico perdida tentando ler cada lombada, buscando algo que nunca sei o que é, mas sempre encontro.
O que me leva à pergunta: porque, Deus, tem gente que não gosta de livro usado?

Não estou aqui para criticar quem não compra em sebo, até porque mais ou menos entendo quem não quer as maravilhosas marcas da história de um contador de histórias os riscos, amassados, rasgos e mofo, mas vale a tentativa de converter alguns, aproveitando para compartilhar isso com outros fãs dos usadinhos! Vamos lá?

1 - Títulos "inéditos"

Essa é maior vantagem de comprar em sebos: você encontra histórias que não chegaram até você por publicidade. Há raridades lá te esperando, alguns dos títulos já foram famosos um dia, outros ainda são e há aqueles que ninguém nunca ouviu falar e daí você lê e se surpreende.

2 - História em dobro

Creio que livros funcionam quase como "organismos vivos". Gosto de ter obras intactas (inclusive, se alguém riscar um dos meus livros novos, eu dou com ele na cabeça da pessoa), mas não ligo muito se compro um livro que já veio com anotações do antigo dono, um rasguinho ou as famosas páginas amareladas, porque isso é a sua história. Representa o caminho do livro até você. Olha, por exemplo, as propagandas antigas que encontrei no meio de um volume de "O Retrato de Dorian Gray":

Legal pra caramba, né? Fala sério. Ah, esta foto está no meu Instagram: @vivendovivi

3 - Capas "de época", não mais encontradas

Como tudo no mundo do design, as capas de livros também acompanham sua época. É possível ver um pouco da história do período em que o livro foi escrito através da arte e do modelo de capa. Adoro quando encontro, por exemplo, uma capa super psicodélica: nem preciso olhar pra saber que a edição é dos anos 70. :)

Veja a resenha que fiz deste livro AQUI

4 - Ideal para quem quer começar a ler

*Alerta de opinião polêmica*: quem acha livro caro, não sabe comprar livro. Fato. Porém, quem está começando a ler não sabe mesmo comprar livro, é como eu sair daqui agora e ir comprar, sei lá... um carro. Por isso o sebo é legal: lá tem muita coisa barata de verdade e você pode comprar um de cada gênero até descobrir do que gosta e partir para compra de itens novos com maior assertividade. O que me leva ao próximo tópico.

5 - Preço

Se você levar R$ 50,00 à um sebo e procurar bem, precisará de ajuda para carregar tanto livro para casa. É uma oportunidade de lotar a estante de bons volumes e o coração de amor! <3 hehehe

E então, alguém aí também é apaixonado por sebos? E se tem alguém que não gosta, conte pra gente também!


Um bjo!

20 comentários:

  1. Ameei o post, onde moro também não tem algo do gênero, e para mim é pior porque até onde sei cidades ao redor aqui também não tem :p , isso é horrível, por isso tenho que apelar para os "sebos virtuais", lógico que não é algo emocionante igual ir a um de verdade e pegar livro por livro, mas é o que dá rsrs. Abraços da Pri.

    http://grandesaboboras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!
      Exatamente, existe algo especial em entrar num sebo físico, mas não é algo tão comum nas cidades menores, pelo menos aqui. Mas dá pra aproveitar os preços e títulos impossível pelos sebos virtuais, também compro desta forma as vezes!
      Bjoo <3 <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Na minha cidade também não tem nenhum cebo, e o mais perto daqui é muuuuito apertado e beeem desorganizado, então nunca tive vontade de entrar lá. Mas quando eu tiver com um $ a mais, vou lá com certeza, esse post me deixou com vontade de conhecer, hahaha.

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Na real acho que a maioria dos sebos é assim! Com o tempo você acostuma.
      Na primeira vez que fui em um, me senti desesperada. Faz parte. hehehe
      bjoo

      Excluir
  5. Sebos são amor puro! <3

    De vez em quando dou um pulo nos que tem na minha cidade. Concordo com seus motivos, principalmente o nº 2 :}

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie!!
      Então achei alguém que também ama a carga histórica do livro!? =DD Uhul! hahaha
      Sim, eu gosto de ficar olhando as marquinhas deles, dizer que acabei de ler um livro de, sei lá, 1950. É legal. :)
      bjão! <3

      Excluir
  6. Na verdade eu prefiro comprar o livro novo mesmo, mas as vezes eu procuro comprar em sebos quando o livro é bem caro na livraria, aí vale a pena. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Sim, uma das vantagens nos sebos é o preço mesmo. E títulos que não são mais lançados, acho que aí é válido até pra quem não curte livro velhinho!
      Bjo, obrigada pela visita! <3

      Excluir
  7. Nossa, bateu aquela vontade de voltar a Caxias do Sul, fui lá em 2013, passei na frente do "Arco da Velha" e não entrei, já estava ficando sem tempo sabe... Um arrependimento que levo comigo!

    Também adoro esse mundo feito de antiguidades, quando entro no Sebo me sinto em uma caçada, estou indo de encontro ao desconhecido, ao fora do lugar comum ou de conforto, em suas palavrás aos "Titulos inéditos".

    Concordo com você em relação ao livro ser um organismo vivo, adoro quando encontro coisas de outras épocas nos livros dos Sebos, são adicionais, tesouros adicionais. Sem contar que eles carregam em si as memórias do tempo no qual foram escritos, as capas e o potuguês também, eles documentam as mudanças na nossa lingua!

    Aaaaah e tem o preço camarada! Eu sei comprar livro, mas acho livro caro, no entanto tenho meus macetes e o Sebo é um deles, realmente com 50 pilas e um pouco de sorte para encontrar bons titulos a gente volta para casa cheia de raridade, faz uma feira melhor que na Bienal.

    Adorei o post, achei necessário, concordei com suas opiniões!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você deveria ter parado. hehehe
      Ah, na verdade é um sebo pequenininho, o que faz a diferença é o pessoal que atende que é muito querido e o café. :)
      E sobre fugir dos títulos badalados do momento, a gente tem mesmo que lembrar sempre, em tudo, que a "máquina de vendas" não pára e que não devemos ficar fechados só nos títulos que caem no nosso colo, os sebos também guardam muitas raridades e muito amor! <3
      Adorei sua visita, bjão! <3 <3 <3

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Oi amo ler e escrever, tenho um blog passa lá www.amoescreverblog.blogspot.com
    te sigo no Twitter e facebook. abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu sou uma das grandes frequentadoras de sebo de Curitiba, amo livros, tenho um bom acervo pois adoro ler.
    Gostei muito dos detalhes do seu post. Parabens pelo beliisimo trabalho.
    bjs e muito sucesso!!
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Isabel! Sucesso para você tbm! <3

    ResponderExcluir
  11. amei teu post! adoro comprar em sebos, sempre quando eu vou em cidades maiores eu compro, pq aqui na minha cidade eh o seguinte: nao tem, so tem uma e eh de banca, pequena dms e nem tem livros bons
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aii que coisa, Lud!! =/ É igual a minha cidade então, mesmo de livros novos há acho que só uma loja específica e os preços são bem salgados. De usados então, nem pensar. =(
      Bjss obrigada pela visita! <3

      Excluir
  12. Tbm não tenho problema em comprar no sebo não, sempre tem preço bom e as vz tem coisas q a gente nunca ouviu falar e dps q lê se pergunta pq não leu na época...kkkk

    POISON ABOUT - O + Legal de JUNHO[O Príncipe dos Canalhas] bit.ly/1JyrQeQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem verdade, Andy. Pra mim sebos são vida! rsrsrs
      Bjão! <3

      Excluir