[Filmes] Alien: O 8º Passageiro

06:14:00 Unknown 2 Comments



Julguem-me: sou dessas que faz maratona de clássicos da sétima arte. Fazia um tempo que queria começar a assistir filmes que marcaram época por vários motivos: ajuda a gente a entender o que se faz hoje em dia e a pegar referências além de ser a "argamassa" da nossa opinião pessoal sobre cultura, o que não pode ser formado apenas pelo que se ouviu por aí.

E como boa amante da ficção científica, desta vez a escolha foi por Alien: O 8º Passageiro, de 1979

Em tempo: estou obtendo estes filmes mais antigos remasterizados para 1080p, assim não há o estranhamento pela baixa qualidade, o que poderia atrapalhar a experiência. O resultado das remasterizações é muito bom, recomendo.


SINOPSE:

A tripulação está retornando da extração de minério em um longínquo planeta, hibernando até a chegada à Terra. Porém o sistema da nave os acorda antes da hora para que verifiquem um sinal desconhecido recebido de um terceiro astro. Assim, a nave Nostromo pousa neste planeta, de população sorrateira e nada agradável.

O QUE ACHEI?

Sabe o que mais gosto em filmes velhos? Não se tinha recursos. Colocar um monstro extraterrestre em ação exigia cargas de criatividade, trabalho e talento, ainda mais do que exige agora e observar como são solucionadas estas questões é um deleite para mim. Alien, o 8º Passageiro não possui computação gráfica.
Acontece que a dificuldade de colocar os monstrengos em cena só ajudou a criar uma obra prima: o diretor Ridley Scott trabalha basicamente com o que não se vê, e vocês sabem que quando a gente tem consciência do perigo, mas não o enxerga, a coisa fica muito pior (tente dormir com uma barata perdida pelo quarto e você entenderá).

via
A obra toda é agradabilíssima. Logo no começo vemos a enorme nave flutuando no espaço, os cômodos "abandonados" e um pouco sujos, tudo mostrado aos detalhes antes de chegarmos ao tripulantes em hibernação. Estas cenas, acompanhadas de silêncio aterrador, deixam nosso coração apertado e com aquela sensação de "pequineza".

Aliás, tanto o silêncio como a música são primorosamente utilizados no filme, nos conduzindo. Elas nos fazem temer, relaxar, ficar atentos e claro, contribuem para o susto, mas sem clichê. Você não sabe se será assutado, mas desconfia... e até ter certeza você já jogou toda a pipoca para cima ou não, talvez fosse só um alarme falso.

Ellen Ripley primorosamente interpretada por Sigourney Weaver. via
Um fato curioso: um dos grandes vilões da história acaba por ser a companhia para qual todos os tripulantes da Nostromo trabalham. A Weyland-Yutani representa um momento histórico real: a descrença do povo americano nas grandes empresas após o caso Watergate e a crise financeira do anos 70 gerada também pela ganância das petrolíferas.

O filme é excelente e completo, recomendo até para quem não curte o gênero. Além de entreter (e dar vários sustos!) traz à tona muitas temáticas intrínsecas co

E você, já assistiu Alien? Se sim, me conte o que achou nos comentários! E não esqueça de deixar sua dica de filme, estou sempre procurando coisas novas e bacanas!

Um bjo! <3

2 comentários:

  1. Que demais esse filme *-*
    Confesso que não gosto de ver filmes antigos assim, mas seria um desafio ...

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Como eles são remasterizados a gente nem sente que são antigos!!
      =D
      Bjss

      Excluir