O que são Cosméticos Orgânicos + Uma novidade! ;)

12:03:00 Unknown 0 Comments

Olá pessoal!

Vocês sabem que sou apaixonada por vida saudável e consciente. Todo o assunto que se refira a este universo me interessa e ultimamente tenho um interesse especial em Cosméticos Orgânicos.


Por isso hoje vim trazer uma novidade! Agora teremos uma nova categoria aqui no blog, onde vou testar vários produtos com essa proposta e dizer o que achei, explicando bem cada item e marca para gente saber como agem e se funcionam!

Amo cosméticos e estou muito empolgada com essa ideia. Vocês não imaginam a infinidade de marcas que trazem este selo, nenhuma delas muito conhecida, o que torna a experiência ainda mais legal! Já adquiri os primeiros produtos, mas não vou contar nada: vou usar por mais alguns dias para poder dar um update bem sincero para vocês.

Por enquanto, quero falar um pouco sobre o que são cosméticos orgânicos e porque dou preferência a sua utilização na minha rotina de cuidados.

O que são Cosméticos Orgânicos?

Começo avisando que não temos legislação brasileira específica para cosméticos orgânicos (parabéns, ANVISA), por isso são aplicadas as regras indicadas por duas certificadoras: a brasileira IBD e a francesa ECOCERT.

De acordo com elas, para um produtinho cosmético ser orgânico é preciso:

- Ter mínimo 95% de matérias primas certificadas como orgânicas, com os outros 5% podendo ser água ou outros insumos naturais;
- Ser ecologicamente correto e seguir os princípios da sustentabilidade;
- Preocupar-se com as comunidades e pessoas envolvidas no processo de produção, não prejudicando ninguém;
- Não testar em animais;
- Ter formulação 100% natural o que impede a presença de derivados de petróleo, parabenos, formaldeídos, sulfatos, fragrâncias, corantes artificiais, agrotóxicos vindos de matérias-primas, entre outros;
- Ter sua produção rastreada desde a plantação dos insumos até a venda para o consumidor final;
- Evitar, sempre que possível, a modificação nas matérias-primas in natura.

Você está a salvo, bb! <3
Claro que existem diversos outros detalhes, mas estes são os princípios básicos e já podemos ver a importância dessa escolha.

Mas atenção sobre o uso de matéria-prima animal: a utilização é permitida quando os insumos vierem da coleta de seres vivos como o mel, o leite a lanolina (desde que não extraída com hexano) entre outros. Na dúvida, confira a lista de ingredientes e não tenha vergonha de contatar o fabricante, se necessário.

Vantagens diretas dos Cosméticos Orgânicos

As vantagens da utilização destes produtinhos são muitas. Eles são mais suaves do que os tradicionais, possuindo menos componentes agressivos o que é ótimo para evitar alergias e irritações na pele.
Vários fabricantes também afirmam que os componentes são absorvidos com mais facilidade por utilizarem óleos vegetais essenciais em vez de óleos minerais: estes óleos bons também estimulam a cicatrização e a produção de colágeno e elastina.
Embora não contenham conservantes, o prazo de validade dos cosméticos não costuma ser menor e, por serem biodegradáveis, podem ser descartados no lixo comum sem problemas.
Cosméticos comuns contém diversos componentes químicos e artificiais que podem trazer problemas para nossa saúde em longo prazo, além de não haver garantia de que ouve uma preocupação especial com os fatores sociais e ambientais de sua produção.

Ah, mais um coisa pessoal: cosméticos naturais e à base de produtos naturais não são orgânicos! Eles podem conter tantos componentes prejudiciais quanto os mais comuns. Da mesma maneira, cosméticos orgânicos não são necessariamente veganos, fique atento.

Depois de todos esses dados mais técnicos a gente pode ver como optar por pelo menos alguns produtos de beleza com designação orgânica podem fazer a diferença na gente e no todo.
Nos próximos posts já darei algumas dicas de itens e marcas legais que eu for conhecendo! Se já utilizam algum ou conhecem alguma marca que gostariam que eu testasse, por favor deixe nos comentários!

Um bjo e até!!

0 comentários: