Mindfulness como jeito de viver

11:46:00 Unknown 2 Comments

Olá amores! Tudo bem?

Descobri recentemente um assunto novo. Na verdade o assunto não é novo, já ouço falar da meditação Mindfulness há algum tempo, especialmente porque tive um período forte de estudo da cabala onde tem destaque a importância de estar aqui e agora, mas dessa vez o tema chegou até mim quando busquei por uma alimentação mais natural e saudável e descobri que o termo está sendo usado para descrever um novo estilo de vida. E é um estilo que busco há muito tempo.


A meditação Mindfulness faz você estar o máximo possível focado no momento presente, sem julgamentos. É algo contemplativo e tranquilo e a cabala fala muito sobre a importância de estar aqui e agora.

Alguém aí se identifica com este modelo mental?
Acredito que quando buscamos uma vida organizada, podemos sossegadamente nos concentrar no agora. É algo que atingi algumas vezes e a sensação é recompensadora. Quem não quer viver com menos ansiedade e preocupação, não é mesmo?

Algumas dicas legais pra começar a aplicar um pouco do conceito Mindfulness em sua vida:

- Ao comer, tente sentir o alimento com o máximo de sentidos que puder. Observe-o com atenção, reparando nos detalhes e sinta o sabor com calma.

- Desfrute dos sons. Se estiver chovendo, troque a reclamação sobre o mau tempo pela contemplação do barulho da chuva. Se estiver ouvindo música, tente descobrir cada instrumento. E mais do que isso: preste atenção aos sons que permite chegarem até você. Será que os barulhos ao seu redor estão te estressando ou dificultando seu trabalho? O que pode ser feito?

- Explore o tato. Aprenda a desfrutar o calor da xícara de café, o toque sutil da água no banho, a maciez dos lençóis. São pequenos privilégios, pequenas alegrias que deixamos passar diariamente e aproveitá-las é uma questão, como basicamente tudo nessa vida, de hábito.
Comece hoje e perceberá a diferença!

Um abraço!


2 comentários:

  1. Me identifico completamente com o quadrinho acima. No início do meu estágio eu fazia isso, prestava atenção à como as manhãs começavam, fazia carinho nos gatos antes de sair de casa, mas agora não sei o que aconteceu, tudo parece tão corrido e estressante. Fico me perguntando o que me fez mudar esses últimos meses...
    xoxo.
    ReginaK.
    reginakadov.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regina!
      Pois é, eu pelo contrário nunca fui assim! Tenho me esforçado bastante pra "curtir os momentinhos" e estar mais presente, tem sido muito bom e gratificante. É uma questão de hábito, acho que vai te fazer muito bem se também tentar retomar isso (especialmente o carinho em gatos, recomendo muito!! hahaha) um bjo!

      Excluir