Cozinha com Tons Pastel (e um pouco de história)

04:34:00 Unknown 0 Comments

Olá, pessoal!

As cores pastel estão com tudo mesmo. Uma indicação disso é a cor do ano indicada pela Pantone, o Rosa Quartz, um rosa delicado.
Estes tons são chamados assim porque existe um material de desenho chamado giz pastel que gera cores sempre com essas características, mais fraquinhas. Então tons suaves e “lavados” são chamados de tons pastéis.

Rosa bastante semelhante ao Rosa Quartz, em cozinha dos anos 50.



Mas agora, falando um pouco sobre a história destas cores,você sabia que elas foram bem populares nos anos 50? Vamos usar como exemplo as cozinhas, que é onde a moda mais pegou.
Enquanto atualmente se utiliza muito preto, branco e aço inox, a década de 50 dispunha de diversos eletrodomésticos e utensílios de cozinha em tons pastel como amarelo, verde, turquesa, azul e rosa. Lindo demais!


Os tons traziam alegria à cozinha e todo mundo queria ter na sua. Após a Segunda Guerra, os países estavam marcados por lutas e sacrifícios, uma vida de temores e incertezas. As cores exuberantes na industria surgiram como uma injeção de ânimo para as famílias, representavam alegria e uma nova fase.

Diferente de hoje, as cozinhas dos anos 50 não eram integradas aos outros ambientes, por isso enche-la com cor não impactava na decoração do resto da casa, o que aumentou a aceitação da novidade. Os armários eram pintados muitas vezes nos tons dos eletrodomésticos mesmo, formando um conjunto fofo e cheio de estilo.


Apesar de linda, a tendência não durou muito. Quando chegaram os anos 60, os tons pastel começaram a desaparecer, substituídos por cores como abacate, ouro e cobre. Hoje é mais comum as tendências desaparecerem dentro de uma década, mas não era assim na época.
Atualmente, com cozinhas integradas a outros cômodos e o aumento do tempo que passamos na cozinha, não é surpresa que sejam utilizadas cores mais neutras, como branco, preto e aço inox. Mas para os saudosistas dos anos 50 várias marcas lançam itens em tons pastel, assim você pode trazer um pouquinho dessa alegria e delicadeza para a casa!


Alguns exemplo atuais de uso de tons pastel na cozinha, pra você se inspirar:



Fonte das infos
E vocês, curtem tons pastel na decoração? Eu acho simplesmente perfeito! O ambiente fica leve, aconchegante, divertido e feminino.

Conheça o CANAL DO BLOG NO YOUTUBE, feito com todo amor, carinho e unicórnios vegetarianos!! :)

Um bjo e até mais!

0 comentários: