Pilates: primeiras impressões e porque praticar!

20:15:00 Unknown 0 Comments

Olá, amores!
Estou tão feliz, mas TÃO FELIZ! Como esperei mesmo que fosse acontecer, o fim da facul trouxe possibilidades financeiras e de tempo para cuidar mais de mim. Tudo tem ido como o planejado, mas acabou que estou matriculada em algo que jamais me interessou: aulas de pilates!


Pilates é um tipo de exercício físico orientado para os núcleos de força do corpo, aumentando a flexibilidade e a consciência corporal. Nunca me interessei, pois aqui na minha cidade as aulas são um pouco caras e, se fosse pagar algo, escolheria algo que sempre curti como natação ou tênis. Só que aí, descobri que perto da minha ‘casa 2’ tem um estúdio de pilates. Fui conhecer e me apaixonei!
Para a prática desta modalidade existem quatro equipamentos apenas e o restante todo é feito no chão, sobre tatames. O mais legal é que você sente seu corpo trabalhando por completo, além de ser fundamental ficar com o abdome sempre rígido. Alguém disse cinturinha??? Sim! O pilates dá aquele trato na silhueta!
Estou indo uma vez por semana para não ficar pesado nem no bolso e nem no tempo, já que trabalho o dia inteiro e faço academia diariamente.
Mas e quais os benefícios do pilates? Muitos! Olha só:

1 – Melhora a postura: é fato, o pilates alinha o seu corpo. Para quem não entende nada como eu, o instrutor está sempre ao seu lado, cuidado para que você não faça nada errado.

2 – Ajuda contra dor nas costas: utilizado inclusive como aliado no tratamento de casos de hérnia de disco e desvios posturais. Também auxilia para quem tem fibromialgia, artrite, artrose e recuperação em algumas cirurgias.

3 – Menos dores na TPM! Nunca fui de ter muita cólica, mas fazendo pilates nessa semana do mês aí, elas não aparecem pra mim. Aliás, o desconforto todo diminui.

4 – Flexibilidade afú! Siim, você será mais alongado e terá os movimentos mais graciosos, porque tudo está onde deveria. Esta condição também protege contra lesões e dores relacionadas à músculos tensos, por isso é frequente que você não morra de dores depois do pilates como ocorre na musculação.

5 – Controle dos movimentos: você ganha mais consciência dos seus movimentos e essa é uma das partes mais gostosas do pilates. Você literalmente aprende a se movimentar melhor.

6 – Melhora a respiração: Controlar a respiração é obrigatório durante qualquer exercício físico e no pilates eles pegam bastante no seu pé neste aspecto até que você faça naturalmente.

7 – Diminui o estresse: pelo controle da respiração e também pelo fato de que os exercícios de pilates são feitos lentamente e, eu acredito que ajuda, sempre com o instrutor por perto, então a gente ganha aquele minutinho de atenção e conversa, sabe?

8 – Fortalecimento global dos músculos: como comentei, no pilates trabalhamos todo o corpo, com atenção especial a cada parte do corpo.

E vocês, quais exercícios praticam? Já experimentaram o pilates, o que acharam?

Conheça o CANAL DO BLOG NO YOUTUBE, feito com todo amor, carinho e unicórnios vegetarianos!! :)

Um bjo e até mais!

0 comentários: