7 Dicas para comer mais SALADA

11:42:00 Unknown 5 Comments

Cabô o mistério! É hoje que você começa a comer salada:


1) Separe um pouco de salada, pique e misture bem ao resto da comida
Essa foi a principal mudança para mim. Pegue um pouquinho de salada sem tempero mesmo, pique bem e misture ao resto da sua comida. Com o tempo, aumente a quantidade. Isso disfarça o gosto e ajuda a ir acostumando. Aumente a quantidade conforme as semanas vão passando.

2) Será que o problema não são os temperos?
Minha mãe sempre insistiu para que eu comesse salada, mas não rolava. Fui descobrir só depois de adolescente que eu tinha verdadeira aversão não às folhas verdes, mas ao vinagre. Quando comecei a comer sem vinagre tudo ficou inacreditavelmente mais fácil.

3) Habituar-se à textura é mais difícil do que habituar-se ao sabor. O esforço vale a pena nesse caso.
O paladar não é o único ponto que influencia gostos culinários. A textura da comida é muito importante e, nesse aspecto, nada nesse mundo se assemelha à uma folha verde. Se você não come salada, com certeza não está acostumado à sensação de comer papel que uma alface pode dar nas primeiras semanas. Seja forte, vai passar porque é questão de costume. E continue misturando com o resto da comida, ajuda muito.

4) Talvez você não goste de comida fria
Outra coisa que me deixa chateadinha até hoje é que a salada acaba esfriando o resto da comida. Não dá pra aquecer agrião sem que ele murche e fique todo estranho, então quando misturo ela ao resto dos meus alimentos eles ficam um pouco mais frios. A aqui o jeito é deixar a salada um tempo fora da geladeira, quando for possível (tirar os tomates da geladeira meia hora antes, por exemplo) ou atacar a próxima dica com tudo.

5) Cru é melhor, mas não é o único jeito
Cozinhe o brócolis, refogue o repolho, faça uma pizza com menos queijo e repleta de cebola e tomate. Saladas cruas tem mais nutrientes (exceto o tomate eu acho, escutei certa vez que ele não perde as propriedades, não dou certeza), mas não são o único jeito de comer salada. Mesmo assim vai ser importante consumir uma folhinha verde de vez em quando, então:

6) Conheça novas folhas
Alface é o Ó, gente! Eu como, mas não vejo prazer nenhum nessa comum, no máximo gosto da alface americana e é por causa da textura, porque gosto ela não tem. Rúcula é a paixão da minha vida e radicci é super amargo, tem gente que ama. Brócolis e agrião tem gosto suave e mais nutrientes do que a simplória alface. Conheça novas folhas e descobrirá logo as mais toleráveis para você, acredite.

7 - Dica Extra!) Adote um animal que se alimente de folhas
Funciona muito com crianças e para mim, foi o que fez começar a comer uma folhinha aqui e ali: Quando eu tinha uns 12 anos tive um porquinho-da-índia maravilhoso chamado Radicci. Ele era espetacular e, lógico, comia folhas verdes com uma voracidade assustadora. Isso me fez começar a comer também, simples assim. A mãe falando eu não obedecia, mais o meu bichinho comendo... porque não, né?

É isso gente! Quem deseja uma vida vegetariana saudável precisa comer saladinhaaa! Não tem escapatória. É um mundo maravilhoso e cheio de saúde que se abre, então siga as dicas e boa sorte!

Ahhh se vocês tem mais dicas, deixem aqui nos comentários pra gente. Aproveitem pra contar como vocês começaram a comer salada ou quais as dificuldades que enfrentam.

Conheça o CANAL DO BLOG NO YOUTUBE, feito com todo amor, carinho e unicórnios vegetarianos!! :)

Bjo

5 comentários:

  1. Post muito bom Vivis *-*
    Tudo o que disse é verdade mesmo! E ter um bichinho em casa ajuda as crianças a comerem <3

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cami! <3 Sim, ajuda ter um bichinho, lembro bem na época que foi o que me incentivou a começar. Bjss

      Excluir
  2. Aprendi a comer salada quando descobri a importância dos molhos. Basta azeite e sal grosso pro sol se abrir e eu comer vorazmente. Eu detesto salada, mas é incrível como meu corpo adora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocelo, eu nem comecei com os molhos porque era só pra adicionar calorias na minha dieta!! Mas pra quem não tem essa preocupação, com certeza é ótima pedida, ajuda muito para dar mais sabor, além de ser um jeito legal de variar.

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas. Tambem tenho um blog com dicas , posso colocar o link do seu blog para meus visitantes? http://manualdaboaforma.tk/

    ResponderExcluir