Analisando: Farinhas de Trigo e Pães

19:03:00 Unknown 0 Comments

Olá meninas!

Fomos comprar pão outro dia e nos demos conta da quantidade ridícula de aditivos alimentares que há em um pão fatiado.
Sinto por não trazer imagens para vocês, mas sugiro que olhem os rótulos de pão fatiado quando forem ao supermercado, é de chorar.
Os aditivos trazem benefícios única e exclusivamente para o fabricante e para a loja! Não são bons para nossa saúde e devemos evitá-los.



Mas calma, ainda dá pra comer pão! E tem duas formas saudáveis de fazer isso:

1) Pãozinho d'água
Sabe aquele pãozinho de padaria que é feito todo dia, o mais comum que tem? Pois olha que beleza:


Nutricionalmente ele é uma maravilha? Não, mas aí vai da sua conduta de não comer três pães por dia. A pergunta é: será que um pão integral fatiado, aquele que ficamos escolhendo e escolhendo na gôndola achando que vai ser melhor pra gente, é mesmo mais saudável do que este pão super simples? Eu sinceramente acho que não. Além do mais a farinha de trigo branca não costuma levar aditivos, eu mesma nunca vi isso. Se encontrar o pãozinho diário integral, melhor ainda para você, mas não que este deixe de ser uma boa opção.

Até porque você acha que estes pãezinhos são feitos várias vezes ao dia nos supermercados e padarias somente para que você possa comê-los quentinhos? Não! Isso é feito também porque eles estragam rapidamente. Menos conservantes, menor durabilidade.

2) Fazer seu próprio pão

É a outra opção, só que mais trabalhosa. A farinha branca refinada não costuma ter aditivos, enquanto algumas misturas com farinhas integrais podem conter. Vejam uma comparação que fiz quando fui buscar uma farinha legal para fazer meu próprio pão:



Reparem que a primeira opção tem a palavra "Integral" bem grande, mas se trata de uma 'Mistura para pão' e não somente 'farinha'. É fácil se enganar porque as embalagens são do mesmo tipo e estão expostas juntas no mercado. E na lista de ingredientes da tal mistura estão palavras que não entendemos e não queremos na nossa alimentação. As farinhas integrais nomeadas desta forma são puras. Fique atento na hora de comprar.

Como citei, se você preferir fazer um pão branco, a farinha refinada é normalmente só "Farinha de Trigo fortificada com ferro e ácido fólico", então não vejo um grande problema aí. Coma seu pão branco e seja feliz! Só não exagere, porque tem toda aquela questão de açúcar no sangue, enfim.

Antes que você me diga que na receita de pão caseiro vai açúcar e que farinha branca faz mal, pense na questão dos aditivos alimentares. Você pode fazer seu pão em casa com açúcar mascavo orgânico ou açúcar demerara e a farinha refinada não é lá essa enorme vilã que todos falam, especialmente se comparada a certas "misturas para pão integral", não acham? Ela só é meio vazia de tudo, não que faça exatamente mal para uma pessoa saudável.

Evitemos os aditivos alimentares, certo? Vamos de pãozinho saudável e simples, que é mais garantido.

E vocês, comem pão? Qual costumam escolher? Deixem nos comentários!

Para mais posts sobre alimentação clique aqui!


E se você curtiu este post, clique aqui e COMPARTILHE no seu Face para mais gente ler!


Um bjo amores, e até o próximo post! =D

0 comentários: