Comida e Culpa

02:31:00 Unknown 4 Comments

Oi amores!

Uma nova pergunta hoje: quem de nós se alimenta bem e quem se alimenta mal?
Acho um grande exagero quando as pessoas fazem cara feia para um lanche gorduroso que outro escolheu. Isso gera culpa e culpa dá mais doenças do que gordura trans.


Quando eu tinha lá meus 13 anos, a gente sentia culpa por comer porque ia engordar. Agora a gente sente culpa porque vai engordar e porque vai ter alergia, celulite, câncer. Só piora.

Muitas vezes o pessoal acredita que tenho uma alimentação saudável por ser vegetariana. Embora alguns estudos digam que, sim, esta dieta é a mais saudável dentre qualquer outra (acho que tem estudos que dizem que qualquer tipo de dieta é mais saudável que todas as outras), posso dizer que pratico o "vegetarianismo suave" - parafraseando a nova vertente do goticismo - porque sou uma vegetariana imperfeita. Como batata frita e bebo refrigerante se tenho vontade. Tomo leite com achocolatado. Sou uma vegetariana em processo de melhorias. Aliás, quem de nós não está em constante evolução?

Tenho quase certeza que na escola estudamos, certa vez, que a respiração libera radicais livres e os radicais livres envelhecem o corpo que acaba por morrer "de velho", na melhor das hipóteses. E crente que sou, pensei: "Deus é um gênio. A gente morre porque respira. E se não respirar, morre." Vocês entendem onde quero chegar? Devemos sim nos cuidar para viver mais tempo e viver melhor, com qualidade e satisfação, mas quando escolhemos não fazer isso ou quando alguém do nosso lado escolhe, tudo bem porque vai acontecer de qualquer jeito. A alergia, a celulite e o fim vão chegar pra todo mundo.

E tem ainda aquela história do "caminho do meio" que as religiões orientais valorizam tanto. Hoje tomei um copo de refrigerante no trabalho e comi arroz integral e salada no almoço. É a vida.
Precisamos parar com a paranoia de que não existem tons de cinza entre branco e preto: está todo mundo no cinza e perfeição é mito.

Então acho que seria legal evitarmos promover a culpa referente a alimentação. Comida é uma coisa boa, não ruim! E mesmo nos prejudicando, açúcar e gordura não são veneno, nosso corpo os processa perfeitamente.

Quando criança a gente aprende que é feio brincar com comida, então ficar falando mal dela também deve ser. Alimento é o que nos mantém vivos, assim como o ar que respiramos.

Deus é um gênio, não dá pra superar isso.

4 comentários:

  1. Adorando ver seu blog pois ele é pessoal e inspirador!
    Eu como sem culpa mesmo! Sou Nutri, prezo alimentação saudável e pratico.Mas não me privo das coisas que quero e quando quero...
    Temos de viver felizes e saudáveis. :)

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca, também acho seu blog/canal inspirador, adoro!
      Não sabia que vc era nutri! Que coisa maravilhosa!! Pensei em ser certa vez, mas a vida me levou pra outro caminho. :)

      Excluir
  2. eu como de tudo um pouco co moderação e responsa..adorei o post parabens amore...

    www.divinabelezamulher.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Ká, a gente tem que ter medida. Ultimamente é muita nóia, isso já tá fazendo mais mal do que bem pras pessoas!
      Bjo! <3

      Excluir