[Receita] Molho de Tomate básico! :)

19:53:00 Unknown 0 Comments

.
Olá, meninas!
Com certeza vocês viram nessa semana que passou a polêmica gerada em torno dos molhos de tomate com excesso de pelos de roedores. Sinceramente, eu não fico chocada com isso, a gente sabe que o mundo dos alimentos não é tão limpo quanto sonhamos que é, mas essa notícia me fez pensar porque não estamos fazendo mais molho de tomate em casa.

O molho de tomate é a base de muitas receitas mega saborosas, seja você vegetariano ou não, e fazê-lo você mesmo não é só barato, como também muito, mas muito fácil mesmo. Fácil num nível que eu consigo preparar.
Então resolvi trazer pra vocês minha receitinha básica de molho de tomate. O segredo está totalmente nos temperos, uma arte que estou dominando aos poucos, mas você não precisa se limitar a isso: crie, teste, invente e dê vida a sua própria receita secreta de molho, pra deixar todo mundo curioso e querendo conhecer seus truques! ;D
Adicionem sugestões aqui nos comentários, porque esse molhinho carrega um pouco de cada um que o prepara, tantas são as técnicas! Espero que gostem do modo como eu faço.

RECEITA DE MOLHO DE TOMATE

INGREDIENTES - 3 tomates sem sementes
- 150ml de água
- 1 dente de alho
- 1/2 cebola
- 1 col sopa de salsa e cebolinha
- 1 col sopa óleo de girassol (ou outro que preferir)
- 1 col chá rasa de sal rosa
- 1 col sopa rasa de açúcar demerara (ou outro que você tiver)
- pitadas de pimenta do reino, páprica picante, orégano e manjericão.

MODO DE FAZER O MOLHO DE TOMATE
Lave e retire as sementes dos tomates. Pique-os em pedaços pequenos e reserve.
Coloque a água para ferver na chaleira.
Refogue a cebola e o alho bem picadinhos com o óleo em uma panela, em fogo médio. Quando estiverem começando a ficar transparentes, adicione os tomates picados e mexa bastante para fritá-los um pouco sem queimar a cebola. Quando os tomates ficarem um pouco macios, adicione os 150ml de água, já fervendo, mas ATENÇÃO: dependendo do tamanho dos tomates, 150 ml pode ser muito ou pouco. O que importa é que eles sejam cobertos pela água, nada mais, nada menos. Adapte conforme sua necessidade!
Adicione a salsa e cebolinha, o sal, o açúcar e todos os temperinhos. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, mexendo de vez em quando. Preste atenção à textura e prove para conferir o sal. Se estiver muito ácido, adicione um pouquinho mais de açúcar. Fim! :)

Dica: Meu molho fica "pedaçudo", com pedacinhos grandes de tomate e temperos visíveis, mas caso você prefira uma versão homogênea, basta bater a receita finalizada no liquidificador ou mixer!

Essa é a receita que faço para macarronada para duas pessoas que comem horrores (no caso, eu e o Diego). Dobre as quantidades se quiser preparar mais para congelar, é uma excelente ideia!

Lembrem-se de curtir a página do blog lá no face pra acompanhar todas as novidades sobre minhas descobertas saudáveis, vegetarianas e felizinhas!
Um bjo e até o próximo post!

0 comentários: